quarta-feira, 26 de agosto de 2015


O tema de hoje foi sugerido pelo aluno João Pedro de Almeida Silva (aluno da turma 903) e surgiu no grupo de Desafio Poético da turma. Ele questionou a diferença entre poesia e poema. 


DIFERENÇAS ENTRE POESIA E POEMA

A POESIA: A poesia pode estar em tudo: em uma situação cotidiana, em uma paisagem, em uma fotografia, nas artes plásticas e em um poema. Isso significa que a poesia não é exclusividade da literatura, tampouco do poema. A poesia está associada a uma atitude criativa, e não a um gênero literário. É uma definição mais ampla, que pode estar presente em diversas manifestações artísticas.

O POEMA: Elemento pertencente ao gênero lírico, o poema é um gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros: é um texto composto em versos e estrofes, em uma oposição aos textos compostos em prosa (textos escritos em parágrafos, ou seja, em linhas longas). Um bom poema geralmente está carregado de poesia. São recursos muito empregados no poema a musicalidade, a repetição e a linguagem metafórica, essa última responsável por conferir ao texto maior subjetividade.

Fonte:


PEREZ, Luana. Diferenças entre poesia, poema e soneto. Disponível em: http://www.portugues.com.br. Acesso em 26/08/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário